22.3.10

Faz um tempo que as aulas na faculdade são as mesmas, cansativas, às vezes chatas mesmo! Mas hoje fui surpreendida por um senhora que resolveu fazer faculdade depois que seu casal de filhos passou na faculdade.

Olhar triste, olhos cansados, fácil perceber que ela estava ali, mas a cabeça não.
Não precisei perguntar se ela queria conversar, ela foi logo contando toda a sua vida.
Seu marido morreu em 2003 e desde então ela não é assim, feliz. Palavras dela.
Tentei contar um pouco sobre o meu pai, que faleceu em 2005. Ela tem quase a mesma idade da minha mãe. Disse que ficou feliz por me encontrar, por ter conversado comigo. Fiquei feliz por ter despertado nela um sorriso.

Fiquei pensando no que posso falar para ela na próxima aula. Talvez eu não precise falar nada, só ouvir. Acho que ela não tem com quem conversar sobre esses problemas que a incomodam tanto.

E como o pensamento vai longe....

Por muito tempo, à noite, eu sentei na mesa da cozinha ao lado do meu pai. Ficávamos conversando por horas. E em uma de nossas conversas ele me falou: "Tenho que te falar uma coisa filha, quando vocês completam 13, o mundo passa a ser de vocês e vai assim até 30 anos. O pai que antes era um herói, depois dos 13 anos se torna uma pessoa que não entende de nada. "
Claro que eu não concordei com ele, lembro de ter ficado quieta. Por que discutir? Não ia mudar o que ele pensava e na época eu tinha 13 anos.

Hoje sei que (em partes) ele tinha razão.
Hoje eu também sei que não é perda de tempo pensar um pouco sobre o que os mais velhos falam. Como eu gosto de ouvir. Quem me conhece, sabe que gosto de falar bastante também. Mas mais do que falar, eu gosto de ouvir. Aprendemos tanto, percebemos muito mais as pessoas.

(E o pensando continuou indo longe...)

A gente cresce rápido e a falta que ele me faz. Ele me faz forte e o carinho jamais se apagará.
Às vezes ainda dá um aperto no coração.

Parece um montão de besteira, mas pra continuar, é preciso ser forte..

Um comentário:

  1. Que lindo, Lá!
    É verdade...é sempre bom ouvir os mais velhos e mais experientes! Sempre se aprende com isso..
    Cuide-se por aí..
    Beijo beijo
    E sim, tenha força! =)

    ResponderExcluir