A palavra que me ponho a pensar é RESPEITAR. Desde bem pequena ouço meus pais falarem, "me respeita", "respeita a tia da escola", "respeite as pessoas". Mas o que vem a ser respeitar? Fui procurar em dicionários de língua portuguesa e quase não encontro. Encontrei no Michaelis:
respeitar
res.pei.tar
(lat respectare) vtd 1 Testemunhar respeito a; tratar com respeito: Seus filhos o respeitam. vtd 2 Ter em consideração; acatar: Respeitar o direito e a justiça. vtd 3 Tratar segundo os preceitos da moral ou da urbanidade: Respeitar a família, os vizinhos, os passageiros de um transporte coletivo. vtd 4 Cumprir, observar, seguir: Respeitar a fé jurada, respeitar a religião. vtd 5 Honrar, reverenciar: Respeitam-lhe a memória. vpr 6 Fazer-se respeitado; impor-se ao respeito dos outros: Ele sabe respeitar-se. vti 7 Dizer respeito; pertencer, tocar: Estas circunstâncias respeitam à moralidade e à virtude. vtd 8 Não causar dano a; poupar: O tempo nada respeita. vtd 9 Recear temer: Todos respeitavam o touro vigoroso. vtd 10 Admitir, aturar, suportar: Respeitar o infortúnio.
"Não jogue lixo no chão", "dê preferência para pessoas idosas, grávidas, ou portadoras de deficiência física", "deixe a esquerda da escada livre"; use palavras com o "por favor", "obrigada". São tantos os exemplos que podemos atribuir a uma pessoa que sabe respeitar. Porque respeitar é um verbo, uma ação.
Respeitar é ter consideração, é pensar no outro, observar, cumprir com o que foi falado, não causar dano. Para mim respeitar é uma linha tênue. Você não é uma pessoa que respeita só porque não joga lixo no chão, porque sabe o melhor momento de usar as palavras obrigado e por favor; também não é quando cede o seu lugar para uma grávida, mas não considera o outro.
Respeitar vai além do que está nos dicionários, no dicionário tem uma pequena lista do que se atribui a pessoas que praticam esta ação. Pense sobre isso, pense o que é respeitar para você e veja que a lista é bem maior. No dicionário é só para se ter uma idéia, mínima idéia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário