14.6.11


"Faça o que tem de ser feito, e não apenas o que lhe pedem"





O livro aborda uma mensagem, que o autor a chama de "A EXPECTATIVA SUPREMA", que não por falta de coincidência também é o título do livro. A mensagem é direcionada ao ambiente corporativo, aos profissionais de todas as áreas, às pessoas que trabalham.

Já na contracapa é esclarecido o que nos é exigido quando nos contratam:

"Nós o contratamos para fazer um trabalho, porém, mais importante que isso, nós o contratamos para você pensar, usar seu discernimento e agir segundo o interesse da empresa em todos os momentos. Faça sempre o que tem de ser feito, não espere que lhe peçam."

Sendo assim, o que esperam de nós é que façamos as coisas acontecerem, ou seja, que façamos o que tem de ser feito. Sem que nos peçam, sem que insistam no que tem de ser feito, através da iniciativa que deve surgir de dentro de nós - profissionais.

No decorrer do livro o autor discorre sobre a "expectativa suprema" na introdução e se aprofunda nela ao longo do livro. Escreve sobre estratégias simples para que tomemos iniciativa e coloquemos em prática atitudes que vão ao encontro do que é preciso ser feito. Cita também exemplos de pessoas em diferentes ramos que tomaram iniciativa e assumiram as rédeas de seu trabalho e de suas vidas.

Mas mais importante do que o ambiente empresarial, dentro do que é proposto, é que fazendo o que tem que ser feito o maior beneficiário é o próprio profissional. O profissional aumentará sua empregabilidade, sua motivação para trabalhar; aprenderá também a lidar com medo, fracasso e resultados não satisfatórios.

Se não deixarmos de pensar que trabalhamos para "alguém", estamos fadados, uma hora ou outra, à desmotivação, ou ainda a sermos medianos no que fazemos. Isto porque estamos deslocando a responsabilidade que temos sobre nosso trabalho a outros. Assumir a responsabilidade, ir em busca da excelência é o que todos devemos fazer, não pelo dono da empresa, ou por quem assina a nossa folha de pagamento, mas por nós mesmos - os mais beneficiados.

DICA: LEIA ESTE LIVRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário